Serviços
Cardiologia

Como nós, os animais podem também apresentar patologias cardíacas. É da maior importância fazer um diagnóstico precoce e preciso de forma a melhorar e prolongar ao máximo a vida do seu animal!Estima-se actualmente que cerca de 10% dos cães presentes a consulta veterinária têm doenças cardíacas, sendo estes números igualmente importantes também no que toca a patologias cardíacas em felinos. Alguns estudos recentes indicam que as doenças cardíacas são responsáveis por aproximadamente 8% da mortalidade global em cães com menos de 10 anos de idade, o que faz das mesmas a quarta principal causa de morte nestes animais.
As patologias cardíacas podem ter as mais variadas origens:

1) Patologias cardíacas congénitas
2) Alterações degenerativas nas válvulas cardíacas
3) Doenças do músculo cardíaco (cardiomiopatias)
4) Parasitismo (Dirofilariose)
5) Doença do pericárdio
6) Arritmias
 
Como em outras doenças, o tamanho e a raça do animal podem-nos dizer alguma coisa sobre o tipo de patologia cardíaca mais comum. Seguem-se alguns exemplos:

1) Cardiomiopatia dilatada : Doberman pinsher, Labrador Retriever, Boxer, Golden Retriever, Cão de Água Português e a maioria das raças de cão grande e gigante;
2) Cardiomiopatia hipertrófica : qualquer raça de gato, geralmente associado a hipertiroidismo e pressão arterial alta;
3) Estenose sub-aórtica – Boxers;
4) Endocardiose da válvula mitral e /ou tricúspide – Caniche Toy, Schnauzer Miniatura, Chihuahua, Pincher, Fox Terrier, Boston Terrier, Cocker Spaniel Inglês e Americano, Whippet e Cavalier King Charles
 
Para além da comprovada responsabilidade que as doenças cardíacas têm como causa de morte em animais domésticos, não nos podemos esquecer igualmente do impacto marcado que estas podem ter na qualidade de vida dos nossos animais, pelo que os controlos cardíacos regulares se tornam cada vez mais importantes e recomendados de forma a se poder diagnosticar precocemente estes problemas e prevenir a sua progressão. A investigação clínica de doenças cardíacas deve ser planeada e adequada individualmente a cada animal e pode incluir, para além da história clínica e exame físico, exames complementares de diagnóstico como a radiografia torácica, electrocardiografia, ecocardiografia, bioquímica sanguínea e medição de pressões arteriais. Alguns dos sinais de doença cardíaca que o seu animal pode manifestar e aos quais deve estar atento são por exemplo a tosse e dificuldades respiratórias, fraqueza ou cansaço, perda de apetite e a ocorrência de desmaios.
 
No Hospital Veterinário da Bicuda temos todos estes serviços à sua disposição, porque a qualidade de vida e longevidade do seu animal dependem de um diagnóstico correcto e atempado.